tradutor
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Projeto Meio Ambiente
Escola: E.E.F.Waldemar Higino de Souza
Duração:7 dias
Turma: 2° ano
Ano: 2013
Professora:Senilda
Justificativa:
“Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo para preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.(Constituição Federal de 1988, Art.225).
Diante da afirmação da Constituição Federal faz se necessário mudar as atitudes do alunos e também de suas famílias. Os comportamentos e os valores são transmitidos para o dia a dia da família e da escola, havendo mais conscientização e prática do que foi aprendido sobre o meio ambiente como forma de equilíbrio e compromisso, formando cidadãos mais conscientes. Atentos ao momento sensível que estamos passando devido a intensa degradação do meio ambiente.
Objetivo Geral:
Estimular e divulgar as atitudes de preservação do meio ambiente.
Conteúdos:
-Poesia cuidando da natureza;
-Conhecendo sobre a autora;
-Meio Ambiente;
-Sinônimos;
-Frases;
-Situações problemas;
-Tabela envolvendo adição e subtração;
-Leitura e interpretação da tabela
-Ideias de multiplicação;
-Interação entre homens, animais e plantas.
Habilidades:
-Reconhecer o meio ambiente como lugar que vivemos;
-Resgatar nos alunos a importância de convivermos em um ambiente limpo;
-Incentivar a pratica de atitude consciente quanto a limpeza de sala de aula, assim sendo fazer com que os alunos levem essas informações as suas casas;
-Reconhecer o texto poético e suas características;
-Ler e interpretar a poesia;
-Identificar sinônimos de algumas palavras;
-Compreender e dominar as convenções gráficas na produção de frases e textos;
-Ler e interpretar tabela;
-Resolver situações problemas envolvendo adição e subtração;
-Compreender as ideias de multiplicação;
-Compreender a necessidade interação entre os homens e a natureza.
-Incutir no dia a dia dos alunos hábitos consciente sobre reciclagem.
Metodologia:
-Conversa informal com os alunos: Que tipo de texto vamos ler?
Sobre o que irá falar? Para que serve? Onde pode ser encontrado?;
-Explicar aos alunos que:
As poesias servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente tem rimas e apresentam diferentes diagramações. Possuem títulos, e geralmente sabemos quem o s fez;
-Circular no texto e copiar no caderno quatro palavras desconhecidas, e procurar no dicionário seus significados;
-Pesquisa na internet sobre a autora;
-Produzir um pequeno texto sobre a autora;
-Pesquisa de palavras;
-Produção de frases;
Sala de multimídias: Jogos:
-4 operações;
-Reciclagem- pegar o lixo;
-Plante uma árvore;
-Ar limpo;
-Jogo da memória- reciclagem;
-Atividades impressas.
Recursos Materiais:
-livro;
-Revista;
-Dicionário;
-Caderno;
-Papel sulfite;
-Tesoura;
-Cola;
-Computador;
-Lápis;
-Máquina fotográfica.
Cronograma:
Esse projeto teve inicio no segundo bimestre de 2013, e será compromisso nos próximos bimestres.
Avaliação:
Será desenvolvido no decorrer da aplicação do projeto, de acordo com o desenvolvimento dos alunos.
Referencias bibliográfica:
http://profgege.blogspot.com.br/;
http://www.pragentemiuda.org/2009/06/poemas-meio-ambiente.;
Constituição,Brasil(1988),Art.225
Texto:
Cuidando da Natureza
Vamos cuidar
Da mãe Natureza
Preservando a vida
Do nosso Planeta.
Não desperdicem água
Para não faltar Separe todo lixo
Para reciclar.
Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores.Não poluam o ar
Isso não é legal
Na certa vai causar
O aquecimento global.
Vamos trabalhar
Nessa tarefa urgente
Para preservar O nosso meio ambiente.
Leila Maria Grillo
Read more:
http://www.pragentemiuda.org/2009/06/poemas-meio-ambiente.html#ixzz2Y6rReKWN
Atividades:
Qual é o assunto do texto?________________________________________________________________________________________
Qual é o título do texto?
3)Que gênero textual está sendo trabalhado?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)O que você faz ou faria para salvar o nosso meio ambiente?__________________________________________________________________________
Separe as sílabas, classificando-as em: Monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas.
a) Natureza-______________________________________________________________________
b)Ambiente-______________________________________________________________________
c)Urgente-_______________________________________________________________________
d)Preservando-____________________________________________________________________
e)Reciclar-_______________________________________________________________________
f) Não-__________________________________________________________________________
6) A mãe natureza esta muito revoltada com as atitudes do homem com relação ao meio ambiente. Escreva uma frase conscientizando a população à não desrespeitar a mãe natureza.
7) Marque ( x ) a resposta certa:
Devemos cuidar da mãe natureza. Por quê?
( ) vivemos bem sem ela
( ) precisamos acabar com a vida do nosso planeta
( ) precisamos preservar a vida do nosso planeta.
8) De acordo com o texto responda as questões abaixo:
- Por que não podemos desperdiçar água?
_____________________________________________________________________________
- Por que as árvores e as flores são importantes na natureza?
_____________________________________________________________________________
- Que mal causa a poluição do ar?
_____________________________________________________________________________
- O texto nos manda fazer uma tarefa urgente. Qual é ela?
_____________________________________________________________________________
9)Observe a tabela e veja quantos litros de água cada família composta por quatro pessoas utiliza em média por dia.
FAMíLIA
NÚMERO DE LITROS DE ÁGUA GASTO POR DIA
Paulo
500 litros
Maria
350 litros
Luiz
300 litros
Responda:
a)Qual família gasta mais ? ______________________________________________________
b)Qual família gasta menos? _____________________________________________________
c)Qual o total de gastos da família de Paulo e de Luiz?
________________________________________________________________________________
d) E de Maria e de Luiz?
________________________________________________________________________________
e) Quantos litros de água a família de Maria gasta a menos do que a família de Paulo? ________________________________________________________________________________
f) Na sua opinião: alguma dessas famílias precisam economizar água? Qual? ________________________________________________________________________________
10) Uma torneira derrama em média 3 litros de água por minuto. Quantos litros ela irá derramar em:
2 minutos?_______________
3 minutos?_______________
4 minutos?_______________
Postado por Senilda às 12:56 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Se buscas conhecimento, saibas tu:
ResponderExcluirQue o que chamam primitivamente de SOL: é o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR:
Que o PLANETA que tu habitas nunca foi TERRA, uma que que TERRA sempre foi e será uma das UNIDADES ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC: também são.
Se queres saber quem tu és:
Acessa o site http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/